. Gestão  . Joseph M. Juran
linhas-pensamento-qualidade

Joseph M. Juran

Joseph M. Juran foi o pioneiro na aplicação dos conceitos de qualidade na estratégia empresarial. Ele dividiu a qualidade em três pontos fundamentais, na qual ele acredita que é o suficiente para conseguir o gerenciamento da qualidade. Este estudo é denominado como trilogia Juran, sendo divididas em: planejamento, controle e melhoria.

Aspecto

Definição

Atividade

Planejamento da Qualidade

-Processo de preparação para a obtenção dos objetivos, através de atividade que visam desenvolver os produtos e processos necessários para atender as necessidades dos clientes. -Identificar quem são os clientes; Determinar as necessidades dos clientes;-Realizar planejamento para atender as necessidades;-Desenvolver um produto que atenda as necessidades;-Otimizar as características do produto, para atender  características do cliente e técnicas.

Melhoria da Qualidade

-Processo que assegura os objetivos definidos no planejamento durante as operações. -Desenvolver um processo capaz de criar o produto-Otimizar processo de produção do produto

Controle da Qualidade

-Processo que visa elevar os resultados a novos níveis de desempenho, seja ele incremental (melhoria contínua) ou inovador (melhoria radical). -Prover que o produto possa produzir o produto em condições de funcionamento com a inspeção mínima-Transferir o processo para a produção




A contribuição de Juran pode ser identificada por meio da trilogia que recebe seu nome, tendo a preocupação por elaborar um programa com o intuito de atender as necessidades que forem sendo solicitadas, e por meio de um controle destes processos e dos resultados deste controle facilitar a melhoria de procedimentos.