Problemas na Manutenção de Software: Fator infraestrutura

24 0
fator-infraestrutura

Os Problemas na Manutenção de Software: Fatores de infraestrutura, correspondem ao conjunto de características da infraestrutura, que se fixa na falta de eficiência dos recursos disponíveis ao responsável ou equipe de manutenção.

  • Necessidade de suporte automatizado à gerência de configurações de software: Na ausência de um sistema de configurações de software a perda de códigos fonte pode tornar-se constante, assim como a dificuldades de integração de códigos fonte entre programadores, além de não garantir uma consulta eficaz por informações de mudança no software.
  • Ferramentas para a manutenção precisam ser diferentes daquelas de desenvolvimento: Por mais que o desenvolvimento e manutenção do software em alguns pontos sejam similares, ainda assim existem peculiaridades entre as atividades que entre outros casos podemos destacar a realização de reengenharia que possui um foco diferenciado das atividades regulares utilizadas no desenvolvimento, e que sem uma ferramenta específica poderia retardar a realização da manutenção.
  • Falta de recursos tecnológicos adequados: a ausência de ferramentas de gerência de configurações, ferramentas CASE, ambientes de teste, assim como a utilização de máquinas obsoletas entre outros motivos que podem agregar dificuldades aos mantenedores por exigir mais de suas capacidades em funções que poderiam ser automatizadas.
  • Estagnação tecnológica no ambiente de trabalho: a estagnação tecnológica pode exigir mais dedicação por parte dos profissionais de manutenção por não compartilharem com avanços tecnológicos que traria facilidades a atividade.