metricas-de-email-marketing

Métricas de Email Marketing

Para que uma estratégia de email marketing tenha bons resultados, umas das tarefas mais importantes passa por identificar e monitorar a qualidade ou falta desta, sobre os seus envios.

As informações obtidas com algumas métricas de email marketing, quando bem analisadas, ajudam a estabelecer um histórico de como a sua base está interagindo com os seus e-mail, assim como ajuda a identificar se os envios de fato estão chegando aos destinatários, problema este que ainda é um dos grandes mistérios de email marketing).

Algumas das métricas mais importantes de email marketig são:

OpenRate (%)Número de Abertura / Total enviados
Esta métrica ajuda a identificar se os destinatários estão recebendo os emails enviados, e principalmente serve como a principal referência sobre um subject (assunto) utilizado em seu email tem uma boa receptividade com a base.

Click Rate (%)Número de cliques / Total enviados
O Click rate é um métrica que ajuda a identificar quantos clicks a campanha conseguiu.

CTR (%)Número de cliques / Número de Abertura
Parecido com o click rate o CTR é uma métrica baseada na quantidade de Opens (Abertura) o que acaba por permitir identificar se o kit-email enviado e aberto pelo destinatário é do seu interesse a ponto deste fazer uma interação, o que acaba por ser relevante para definir se está na hora de alterar ou não o kit-email utilizado.

Unsubscribe Rate (%)Número de unsubscribes / Total enviados
A métrica de unsubscribe é uma orientação sobre a receptividade que a base tem sobre os seus envios. Recomenda-se uma taxa de Unsubscribe inferior a 0,5.

Spam Complaint Rate (%)Número de Spam Complaints / Total enviados
Assim como a métrica de Unsubscribe, a métrica de Spam complaint é uma orientação sobre a receptividade que a base tem sobre os seus envios, só que este indicador não é bem visto pelos providers de e-mail, e um alto número de Spam Complaint pode trazer penalizações. Recomenda-se uma taxa de spam complaint inferior a 0,4.

Bounce Rate (%)Número de bounces / Total enviados
As métricas de bounce dizem respeito aos problemas que ocorreram durante o envio, e são visto com maus olhos pelos providers de e-mail. Eles podem ser um Soft Bounce (de uma forma geral são problemas encontrados no sistema de envios) e Hard Bounce (de uma forma geral são problemas com os contatos). Recomenda-se uma taxa de Soft Bounce inferior a 3% e de Hard Bounce inferior a 1%.

RPM ($)Ganhos totais / 1000
O RPM ajuda a responder quais os ganhos obtidos a cada 1000 envios.

CPM ($)Custos Totais / 1000
O CPM ajuda a responder quais os gastos obtidos a cada 1000 envios, tendo em conta os gastos pelos envios, seja da infra-estrutura ou de algum outro tipo relacionado.

ROIGanhos Totais / Custo Total
Métrica que relaciona os ganhos e os custos.