Problemas de Manutenção de Software: Fator software

14 0
fator-software

Este fator compreende a falta de qualidade do software em relação a sua documentação, código-fonte, entre outros atributos que poderiam dificultar as sua manutenção. Sendo assim os Problemas de Manutenção de Software relacione ao software são:

  • Baixa qualidade da documentação dos sistemas (software original): A documentação relacionada à fase inicial do software tendo uma baixa qualidade pode deixar de conter informações da fase de requisitos, desenvolvimento entre outras que poderiam ser importantes ate a desativação do software.
  • Má qualidade do código-fonte original: A má qualidade do código-fonte torna a manutenção do software difícil e arriscada por exigir maior esforço de entendimento e mão de obra para modificá-lo, sem que ocasione algum efeito colateral em funções distintas.
  • Necessidades de integração com softwares incompatíveis: A necessidade em integrar softwares incompatíveis acarreta em modificações e ou adequações estruturais no software tornando-o complexo e podendo criar exceções que trarão consequências desconhecidas no software.
  • Plataformas heterogêneas dificultam a definição de ferramentas adequadas: Diferentes plataformas podem trazer empecilhos para a utilização de ferramentas que auxilie a atividade de manutenção, já que a incompatibilidade entre plataformas podem ocorrer.