. Tecnologia da Informação  . O que foi o caso WikiLeaks?
wikileaks

O que foi o caso WikiLeaks?

Aos que acompanham os noticiários e se interessam por assuntos da política internacional, o nome WikiLeaks não soará estranho.

Embora este se apresente como apenas mais um site na web, e que leva alguns a pensar que seja mais uma espécie de um site wiki (o que não é verdade já que o mesmo não permite aos leitores editar o seu conteúdo). O WikiLeaks é uma organização transnacional sem fins lucrativos, sediada na Suécia e que publica por meio de fontes anônimas, documentos, fotos e informações confidenciais, vazadas de governos ou empresas, sobre assuntos sensíveis.

O site ganhou notoriedade entre 2010 e 2011 com o vazamento de documentos sigilosos dos Estados Unidos a qual chocaram o mundo, já que estes apresentavam algumas das atrocidades ocorridas durante a guerra do Iraque.

Após este episódio o nome do WikiLeaks esteve presente em toda a mídia internacional e que teve como consequências o repúdio do governo norte americano pela publicação destes documentos sigilosos, assim como a discussão de até onde seria praticável a liberdade de expressão e o acesso às informações, premissas apoiadas pelo WikiLeaks.

Hoje o WikiLeaks continua com as suas operações, mas não possui a mesma força que tinha antes, assim como o seu principal porta-voz, o australiano Julian Assange que em decorrência deste episódio foi do céu ao inferno e hoje vive extraditado no Equador.

A TV sueca SVT, produziu um documentário que conta em detalhes a ascensão e início da queda do WikiLeaks assim como o impacto do projeto WikiLeaks, e que sem dúvida vale a pena assistir para uma melhor compreensão sobre o tema.