. Tecnologia da Informação  . Papéis do gerenciamento de configurações
papel-gerenciamento-de-configuracoes

Papéis do gerenciamento de configurações

Os papéis ou funções que devem ser exercidos para a realização da gestão de configurações de software, vária de acordo com o contexto a qual ele esta inserido, assim como sua estrutura
organizacional e o foco da organização que a utiliza. Entretanto existem três papéis que tratam diretamente com o núcleo da gestão de configurações de software, sendo necessária a sua realização independente do contexto a qual está inserido.

  • Controlador do Painel de Configuração: Responsável por controlar as mudanças junto ao item de configuração. A partir de avaliações sobre os eventos registrados, da criação de pedidos de mudança quando relevantes, do acompanhamento dos registros de evento e dos pedidos de mudança, além de prestar orientação aos solicitantes responsáveis por estes registros.
  • Bibliotecário: Responsável por estabelecer e definir a estrutura do repositório, mantendo a sua integridade. Através do gerenciamento e controle de seu conteúdo, com a liberação de itens, realização de backups, relatório de status, entre outras funções relacionadas ao controle do repositório de informações.
  • Responsável pela Gerência de Configuração: Responsável por manter, implementar e melhorar o modelo usado pela gestão de configurações de software. Dentre as suas funções está a seleção e teste de ferramentas de gestão de configurações de software, acompanhar a eficiência e performance da gestão de configurações de software, assim como fazer a análise dos dados e recomendações de melhoria.