Norma ISO/ IEC 12207

90 0
normas-iso

A norma ISO/IEC 12207 é uma norma focada no estabelecimento de padrões para os processos de ciclo de vida do software. Ela descreve a arquitetura dos processos, embora não detalhe como implementá-los, em relação a todas as tarefas necessárias para o desenvolvimento e a manutenção do software.

A norma aplica os conceitos do Controle da Qualidade Total (TQC), agregando em todas as suas atividades a preocupação com a qualidade. Sua arquitetura foi desenvolvida para ser um conjunto de processos inter-relacionados, de modo que seja flexível e adaptável. Estes processos apresentados na imagem em destaque, podem ser classificados em três grupos: processos fundamentais focados no desenvolvimento dos produtos, processos de apoio focado no auxílio a outras atividades e processos organizacionais focados em garantir e melhorar os processos.

img-iso12207

Processos Fundamentais

Processo de Aquisição: processo que define as atividades que deverá ser seguida pelo cliente na aquisição de um software ou serviço.
Processo de Fornecimento: processo que contém as atividades referente as obrigações do fornecedor.
Processos de Desenvolvimento: processo que contém as atividades do desenvolvedor, tanto para o desenvolvimento de um novo software ou manutenções, sendo estas atividades desde a análise de requisitos, codificação, a aceitação do produto de software.
Processo de Operação: processo que contém as atividades que visam o realização de suporte operacional para o bom funcionamento do software assim como suporte ao usuário.
Processo de Manutenção: processo que contém as atividades do mantenedor, após a identificação da necessidade de se realizar mudanças no software, o que também resultaria na utilização do processo de desenvolvimento.

 

Processos de Apoio

Processos de Documentação: processo de planejamento, elaboração, edição e distribuição aos interessados sobre os registros produzidos no ciclo de vida do software.
Processo de Gerência de Configuração: processo utilizado para controle e manutenção da integridade dos itens do software ao longo de seu ciclo de vida.
Processo de Garantia da Qualidade: processo utilizado para garantir que os e produtos de software estejam em conformidade com os requisitos e os planos estabelecidos.
Processo de Verificação: processo de avaliação relacionado as atividades de verificação de um produto ou serviço em relação ao atendimento dos requisitos ou condições impostas.
Processo de Validação: processo que determina se o software ou requisito atende ao uso específico proposto.
Processo de Revisão Conjunta: processo que define as atividades para avaliação da situação e de produtos, pode ser usado tanto nos níveis de gerenciamento do projeto, como nos níveis técnicos.
Processo de Auditoria: processo que prepara o ambiente para a realização de auditorias com ênfase no cumprimento dos requisitos de produtos e serviços.
Processo de Resolução do Problema: processo que fornece mecanismos para a resolução de problemas ou não conformidades por meio de um processo fechado utilizando-se de ações corretivas.

 

Processos Organizacionais

Processo de Gerência: processo que define atribuições genéricas e as responsabilidades do gerente em relação ao ciclo de vida do software.
Processo de Infraestrutura: processo que descreve as atividades básicas para a criação e manutenção de uma infraestrutura adequada para os processos que envolvem o ciclo de vida do software.
Processo de Melhoria: processo voltado para o estabelecimento de melhoria de processos da organização através de execuções de avaliação, medição, controle e por fim a melhoria em um processo do ciclo de vida do software.
Processo de Treinamento: processo para o desenvolvimento de treinamento A Norma ISO/IEC 12207 pode ser utilizada separadamente ou agregada a norma ISO/IEC 14764, o que mostra que a norma é adaptável entre seus processos como que com outras normas.