Gerenciamento de configurações

47 0
gerenciamento-de-configuracoes

Em decorrência das inúmeras modificações a qual o software e seus artefatos estão sujeito, com o tempo a complexidade ocasionada por estas modificações, caso não sejam devidamente controladas, tornarão as atividades relacionada a este software cada vez mais dispendiosa e arriscada, O que torna necessário o gerenciamento e controle destas modificações.

O gerenciamento de configurações ou gestão de Configurações surgiu para suprir esta necessidade, controlando as modificações do software aumentando a eficiência de seus processos. O CMMI para Desenvolvimento complementa a definição de seu objetivo da seguinte forma:

O objetivo do Gerenciamento de Configurações (Configuration Management) é estabelecer e manter a integridade dos produtos de trabalho, utilizando a identificação da configuração, controle da configuração, comunicação do status da configuração e auditorias de configurações.

 

A importância da gerência de configurações ou Gestão de Configuração de Software, como também pode ser chamado, adquiriu tamanha notoriedade ao ponto de fazer parte dos principais modelos e padrões de Software, como CMM, CMMI, SPICE, ISO, MPS.BR entre outros.

A Gestão de Configuração de Software é aplicável ao software e seus artefatos relacionados, a partir de seu desenvolvimento e criação.

De acordo com alguns estudos, quatro elementos devem estar presentes em um sistema de Gestão de Configuração de Software. São eles:

  • Elementos de Componentes: Conjunto de ferramentas integrado a um sistema de gestão de arquivos, com o intuito de gerir cada item de configuração de software.
  • Elementos de Processo: Conjunto de procedimentos e tarefas, que definem a abordagem a ser utilizada em todas as partes envolvidas da gestão, reengenharia e
    uso de software.
  • Elementos de Construção: Conjunto de ferramentas que garantem que a modificação necessária foi feita na versão correta.
  • Elementos Humanos: Conjunto de ferramentas e procedimentos que deverá ser seguido pelos profissionais para efetivação da implementação da GCS.