Norma ISO/IEC 14764

07/03/2015
0 Comments
normas-iso

A norma ISO/IEC 14764 é um complemento do processo de manutenção da ISO/IEC 12207, e descreve com maior riqueza de detalhes as atividades necessárias para manter a integridade na realização da manutenção de software.
As atividades da ISO 14764 é de responsabilidade do mantenedor do software. De forma genérica seriam elas:

  • Implementação do processo: Fase inicial, onde deverá ser estabelecido pelo mantenedor os planos e procedimentos para que sejam executados durante a manutenção. Devem-se estabelecer procedimentos para recepção, armazenamento, acompanhamento de pedidos de modificação e notificação a seus solicitantes.
  • Análise do problema e da modificação: Devido aos efeitos colaterais a qual um software esta sujeito após uma modificação, esta atividade visa à realização da análise dos impactos em decorrência desta manutenção. Assim como analisar os impactos caberá ao mantenedor o desenvolvimento e documentação de possíveis soluções.
  • Implementação da Modificação: Execução das modificações especificadas e aprovadas nas fases anteriores. O mantenedor deverá seguir os mesmos procedimentos definidos no processo de desenvolvimento da ISO/IEC 12207, em relação as técnicas de engenharia de software e atividades relacionadas.
  • Revisão e Aceitação da Modificação: Modificações quando realizadas podem não estar de acordo com o que foi especificada, esta atividade por meio da análise visa
    garantir a conformidade das modificações e dos padrões estabelecidos.
  • Migração: Diante das mudanças de ambiente a qual um software esta sujeito, modificações são realizadas para que ele continue a funcionar mesmo em um outro ambiente. Sendo atribuídas ao mantenedor as funções de definição, desenvolvimento e documentação das ações necessárias para a realização desta migração.
  • Descontinuação de Software: Final da vida útil de um software, onde as modificações necessárias não serão mais realizadas. De modo que após a definição de descontinuidade do software o mantenedor deverá desenvolver um plano de descontinuidade, notificando os usuários e os demais interessados a respeito da descontinuidade, além de arquivar seus dados relacionados.

A norma ISO/IEC 12207 é um abrangente conjunto de processos relacionado ao contexto que envolve o ciclo de vida do software, agregado a norma ISO 14764 que é centrada nos procedimentos técnicos da manutenção de software, esta se torna uma solução ainda mais abrangente, o que teoricamente aumentaria a probabilidade da redução de problemas e aumento de eficiência relacionada à manutenção de software.

Mesmo não se utilizando da norma ISO 14764, é possível relacionar os problemas encontrados na manutenção de software com os processos da Norma ISO/IEC 12207, comprovando assim que a norma é uma alternativa expressiva para a redução dos problemas de manutenção de software.