Muito se fala sobre qualidade em produtos, processos, ou serviços. Tendo este um objetivo a ser alcançado ou mantido por qualquer organização que pretenda se manter no mercado.
Embora isto nem sempre tenha sido assim, pode-se dizer que em um contexto histórico da qualidade, esta evoluiu consideravelmente desde a revolução industrial e principalmente neste último século. E com todo o mérito devemos atribuir estes avanços a grandes pensadores da qualidade que praticamente estruturaram e desenvolveram o modelo que hoje temos de qualidade implementado nas organizações e por que não, em algumas questões presentes em nosso dia a dia.
Para qualquer pessoa que se pretenda trabalhar ou que se interesse pela área de gestão da qualidade, conhecer um pouco mais sobre os principais nomes da qualidade, a qual também podemos dizer gurus da qualidade é essencial, já que estes contribuíram de forma significativa na modificação dos conceitos da qualidade e introduziram ferramentas de gestão e visões da qualidade que se perpetuam até os dias de hoje.
Temos como alguns gurus da qualidade:
- Philip B. Crosby,
- W. Edwards Deming
- Armand Feigenbaum
- Kaoru Ishikawa
- Joseph M. Juran,
- Walter A. Shewhart
Por mais que cada um deles tenha desenvolvido a sua própria filosofia e modelos de qualidade, ainda assim é possível identificar padrões em seus estudos, alguns destes padrões são:
- A Comunicação interáreas na fase do projeto dos produtos, serviços e processos.
- O aprimoramento contínuo, tendo que a qualidade é um processo contínuo.
- O envolvimento de fornecedores nos esforços em prol da Qualidade.
- Atribuição de responsabilidade a gerência no que diz respeito a solução da maioria dos problemas relacionados à qualidade.
- Identificar que são os gerentes os agentes de mudança.
- Educação e treinamento: um processo contínuo em todos os níveis da empresa, liderado pela Alta Direção.